data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Ascom/SGGE (Divulgação)
A partir desta segunda-feira é dado início a mais uma edição do Consulta Popular, iniciativa do governo do Estado que tem a organização da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Como efeito da pandemia, a edição deste ano, será 100% virtual pelo site. O prazo, a partir de hoje, vai até o dia 3 de novembro.
Depois de 7 meses, presídios de Santa Maria e região retomam visitas
A população terá, ao todo, 96 projetos de desenvolvimento regional para votar, sendo que as demandas foram definidas em assembleias regionais, microrregionais e municipais. Todo este levantamento foi realizado pelo Estado e ainda pela própria SPGG, e contou também com a ajuda dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
O Consulta Popular terá, para esta edição, uma previsão de R$ 20 milhões para serem aplicados em projetos de municípios das 28 regiões de todo o Rio Grande do Sul. Deste valor, R$ 10 milhões serão aplicados já neste ano. Já a metade restante ficará para 2022 e será aportada conforme a situação financeira do Estado.
Historicamente, o Consulta Popular visa fortalecer o desenvolvimento regional, de forma a valorizar demandas que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.
SETOR BENEFICIADO
De acordo com o próprio Estado, dos 96 projetos em votação, quase metade está ligado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). As ações são ligadas às seguintes áreas: agroindústrias; agricultura familiar; desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.
Também estão previstos projetos voltados ao fortalecimento do solo, uso dos recursos hídricos e infraestrutura rural, turismo rural, patrulha agrícola mecanizada, entre outros.